Serra, Litoral Norte e Região Metropolitana ainda podem ter chuva fraca e isolada

Depois de uma quinta-feira (18) com muitas nuvens e chuva em algumas regiões, a semana deve terminar com sol e tempo firme na maior parte do Rio Grande do Sul. Na sexta-feira (19), o calor deve dar uma trégua devido a uma massa de ar seco e frio que avança sobre o Estado. Apenas no Litoral Norte, na Região Metropolitana e em algumas cidades da Serra, pode ter chuva fraca e localizada por influência de ventos úmidos que sopram do oceano e atuam na região.

— A previsão é de um amanhecer ainda com algumas nuvens. No decorrer do dia, a nebulosidade dispersa, garantindo uma tarde de sol em boa parte do Estado — afirma o meteorologista da Somar Eduardo Gonçalves.

Em Porto Alegre, os termômetros devem variar entre 19°C e 23°C. A Capital registrou máxima de 26,4°C na quinta-feira e de 30,8°C na quarta (17) – uma queda de quase 8°C na temperatura da tarde em um intervalo de dois dias. O calor só deve continuar na Fronteira Oeste, que terá máxima

— O calor previsto para as cidades da fronteira com a Argentina é exceção, não regra. Esse contraste térmico entre as regiões já ocorreu na quinta-feira, quando tivemos máxima de 31,2°C em Uruguaiana e de apenas 19°C em cidades como Lagoa Vermelha, no norte do Estado, e em Vacaria, na Serra — explica Gonçalves.

Na Serra, o dia começa com frio. Bom Jesus e Cambará do Sul, por exemplo, devem amanhecer com 11°C. A mínima prevista é de 10°C em São José dos Ausentes.

Para o fim de semana, a previsão é de sol e poucas nuvens em todo o Rio Grande do Sul. No sábado (20), a temperatura deve ficar amena na maioria das cidades. Apenas na Fronteira Oeste é que os termômetros devem se aproximar de 30°C. No domingo (21), as marcas  voltam a subir em praticamente todo o Estado.

O saldo da chuva

Ao longo desta quinta-feira, a instabilidade perdeu força no Rio Grande do Sul. Até a publicação desta matéria, o último núcleo de chuva concentrava-se sobre o centro-sul do Estado, nas áreas próximas de Mariana Pimentel. As informações são da Somar Meteorologia.

Os maiores acumulados do dia ocorreram no norte do Estado. O volume mais alto foi registrado em Passo Fundo, onde choveu 34mm nas últimas 24 horas. As rajadas de vento no município atingiram 64 km/h. O vento mais forte, no entanto, aconteceu em Soledade, onde as rajadas chegaram a 75 km/h.

Confira a previsão do tempo para algumas cidades:

Capital: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 19°C e máxima de 23°C
Pelotas: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 16°C e máxima de 22°C
Caxias do Sul: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 14°C e máxima de 20°C
Santa Maria: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 17°C e máxima de 25°C
Santa Rosa: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 19°C e máxima de 25°C
Erechim: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 17°C e máxima de 23°C
Uruguaiana: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 17°C e máxima de 26°C
Torres: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 17°C e máxima de 23°C
Rio Grande: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 17°C e máxima de 20°C
Mostardas: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 21°C
Passo Fundo: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 16°C e máxima de 23°C
Bagé: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 14°C e máxima de 23°C
Tramandaí: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 18°C e máxima de 21°C
Xangri-Lá: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 18°C e máxima de 21°C
Capão da Canoa: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 18°C e máxima de 22°C

Deixe um comentário