Precipitações devem ocorrer principalmente no período da manhã nesta quinta-feira (31); volumes mais altos são esperados no norte e no noroeste do Estado

Novembro vai começar com tempo instável no Rio Grande do Sul. Para a quinta-feira (1º), a previsão é de chuva em praticamente todas as regiões, principalmente pela manhã. Não chove apenas em algumas cidades da fronteira com o Uruguai, como Jaguarão, Bagé e Uruguaiana. Durante a tarde, o tempo ainda fica nublado na maioria das cidades, mas à noite as nuvens diminuem em todo o Estado. As informações são da Somar Meteorologia.

— Os acumulados mais altos são esperados para o Norte e o Noroeste, onde pode chover até 35mm. Nas outras regiões, as pancadas não devem passar de 20mm — afirma o meteorologista da Somar Caio Guerra.

Em Porto Alegre, a quinta-feira começa com tempo nublado e chuva. No decorrer da tarde, a instabilidade perde força e, à noite, as nuvens diminuem. A temperatura varia pouco: entre 18°C e 21°C. Na quarta-feira (31), a Capital registrou mínima de 20,4°C e máxima de 25,7°C.

A temperatura fica mais amena em relação aos últimos dias de outubro, marcados por calor e marcas acima de 30°C. A máxima desta quinta-feira no Estado não passa de 26°C, em Iraí, no Norte. Na maioria das cidades gaúchas, a mínima será registrada à noite. Na Serra, na Campanha e no extremo Sul, os termômetros devem marcar 10°C. A mínima do Estado deve ocorrer em São José dos Ausentes, com 9°C.

— Como a frente fria, que organizou as instabilidades na quarta, já terá avançado, a temperatura cai ao longo do dia, resultando em uma noite mais fria do que a manhã — explica Guerra.

No feriado de Finados, a previsão é de tempo firme durante a maior parte do dia. Pode chover apenas no fim da tarde, mas de forma fraca e isolada. As pancadas devem ser mais intensas no norte do Estado, onde a instabilidade persiste até a manhã de sábado (3).

— A boa notícia é para o domingo, que será um dia bastante aproveitável. O feriadão deve terminar com sol e tempo firme em todas as regiões — afirma Guerra.

O saldo do temporal

O último dia de outubro teve temporal em todo o Estado. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 270 residências foram atingidas pela chuva.  Houve registro de granizo, queda de postes e corte de energia elétrica em várias cidades gaúchas.

Os volumes mais altos foram registrados em Santa Rosa, no Noroeste, onde choveu 88mm nesta quarta-feira, um terço da média climatológica para todo o mês. Em Santo Augusto, no Noroeste, e em Teutônia, no Vale do Taquari, o que chamou atenção foi o vento, cujas rajadas atingiram 90 km/h, segundo a Somar Meteorologia.

Confira a previsão para algumas cidades:

Capital: chuvas com períodos de tempo nublado. Mínima de 18°C e máxima de 21°C
Pelotas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 12°C e máxima de 18°C
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 13°C e máxima de 19°C
Santa Maria: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 15°C e máxima de 21°C
Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 23°C
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 16°C e máxima de 24°C
Uruguaiana: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 14°C e máxima de 23°C
Torres: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 22°C
Tramandaí: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 16°C e máxima de 21°C
Capão da Canoa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 16°C e máxima de 22°C
Xangri-Lá: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 16°C e máxima de 21°C
Rio Grande: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 14°C e máxima de 16°C
Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 16°C e máxima de 18°C
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 15°C e máxima de 22°C
Bagé: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 10°C e máxima de 18°C

Deixe um comentário