Clima seco deixou índices abaixo do nível crítico de 30% em várias cidades gaúchas na terça-feira e deve colocar todas as regiões em estado de atenção até o fim da semana

clima seco pode causar alguns problemas de saúde , como falta de ar, irritação nos olhos e ressecamento do nariz, da garganta e da pele. Portanto, os meteorologistas recomendam algumas precauções: ingerir bastante líquido e evitar exposição ao sol e atividades físicas ao ar livre, principalmente nas horas mais quentes do dia, entre 10h e 16h. Segundo a Somar Meteorologia, o uso do protetor solar é imprescindível, uma vez que a quarta-feira terá pouca nebulosidade, aumentando a radiação que atinge a superfície. 

— As áreas mais propensas à baixa umidade do ar são Campanha, Região Central e Fronteira Oeste. Como essas regiões ficam mais distantes da costa, elas não recebem tanta umidade como as cidades do litoral gaúcho, reduzindo ainda mais os índices — explica a meteorologista da Somar Maria Clara Sassaki.

A máxima desta quarta-feira é esperada em Iraí, no Norte, com 31°C. Em Santa Rosa, no Noroeste, a previsão é de 30°C. Passo Fundo, São Borja e Santa Cruz do Sul devem marcar 28°C. Em Porto Alegre, a temperatura fica mais amena e os termômetros variam entre 17°C e 25°C. Na terça-feira (4), a Capital registrou mínima de 13,8°C e máxima de 28,2°C. A umidade relativa do ar também ficou em estado de atenção em Porto Alegre e atingiu 28%. 

— Quanto maior a amplitude térmica em uma região, mais chance de a umidade do ar ficar baixa. Essa condição já prevaleceu nesta terça-feira e deve se manter ao longo da semana em todo o Estado — afirma Maria Clara.

Amanhecer frio na Serra

Na quarta-feira, as cidades da Serra ainda vão sentir resquícios da friaca de dezembro que a região experimentou nos últimos dias. Em Vacaria, por exemplo, o dia amanhece com 8°C, a mínima prevista para o Estado. 

Na terça-feira, o município registrou temperatura baixa para o mês de dezembro: 6,1°C. De acordo com a Somar Meteorologia, o frio fora de época acontece porque ainda estamos na primavera, que é uma estação de transição.

— Ainda não é verão de fato, então, por mais atípico que seja, podem ocorrer um ou dois episódios de frio mais tardio. Mesmo nessa época do ano, não é nada extraordinário — explica Maria Clara. 

O verão começa no dia 21 de dezembro, às 20h22.

Confira a previsão para algumas cidades:

Capital: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 17°C e máxima de 25°C
Pelotas: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 13°C e máxima de 25°C
Caxias do Sul: tempo instável, com chuvas isoladas. Mínima de 14°C e máxima de 24°C
Santa Maria: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 15°C e máxima de 25°C
Santa Rosa: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 15°C e máxima de 30°C
Erechim: tempo firme e ensolarado. Mínima de 13°C e máxima de 29°C
Uruguaiana: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 15°C e máxima de 26°C
Torres: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 17°C e máxima de 26°C
Tramandaí: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 25°C
Capão da Canoa: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 26°C
Xangri-Lá: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 25°C
Rio Grande: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 16°C e máxima de 22°C
Mostardas: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 19°C e máxima de 22°C
Passo Fundo: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 14°C e máxima de 28°C
Bagé: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 9°C e máxima de 23°C

Deixe um comentário