Orientação é aumentar a ingestão de líquido e evitar a prática de atividades físicas ao ar livre nas horas mais quentes do dia, entre 10h e 16h

tempo firme continua predominando no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (6). A Somar Meteorologia alerta que o tempo seco continua causando baixa umidade do ar, entre 20% e 30%,  nível considerado crítico. A indicação é que se aumente a ingestão de líquido e evite a prática de atividades físicas ao ar livre nas horas mais quentes do dia, entre 10h e 16h. Além disso,  o uso do protetor solar é imprescindível já que a área de  alta pressão atmosférica inibe a formação de nuvens.

 — Temos o mesmo fenômeno acontecendo em dois lugares, com resultados diferentes. Um sistema de alta pressão sobre o oceano empurra umidade para o Litoral e algumas cidades da Serra, possibilitando pancadas de chuva isoladas e rajadas de vento de até 50km/h. Simultaneamente, nas demais regiões, o sistema de alta pressão inibe a formação das nuvens, ocasionando tempo firme e ensolarado — explica o meteorologista da Somar João Basso. 

Na quinta-feira, o dia amanhece com temperatura amena, favorecida por ventos frios de sul. Com a presença do sol, os termômetros registram aumentos durante a tarde. A mínima, de 9ºC, está prevista para São José dos Ausentes, na Serra, e a máxima, de 29ºC, para Iraí Frederico Westphalen, no Norte.

Assim como na maioria das regiões, a quarta-feira (5) foi de tempo firme e sol na Capital, que teve mínima de 17,6ºC e a máxima de 27ºC. Na quinta, os termômetros devem variar entre 15ºC e 25ºC. O sol aparece entre poucas nuvens.

Chuva só na próxima semana

Durante a sexta-feira (7), tempo firme continua predominando no Rio Grande do Sul. No período da tarde, com predomínio de sol, a temperatura sobe bem gradativamente.

O fim de semana também deve ser ensolarado em todo o Estado. Além disso, no domingo (9), deve-se observar um aumento significativo nos termômetros. De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva só deve voltar ao Estado na metade da próxima semana. 

Deixe um comentário