Segundo o Inmet, tempestades devem atingir principalmente a Região Noroeste e as cidades da divisa com Santa Catarina; rajadas de vento podem alcançar 100 km/h nessas áreas

Depois do calorão que marcou os primeiros dias do ano – com direito a máxima de 40,2°C em Campo Bom e sensação térmica de 46,1°C na Capital na quarta-feira (2) –, os gaúchos devem finalmente ter uma trégua na temperatura. Mas a chegada de uma frente fria, que já trouxe chuva nesta quinta-feira (3), aumenta o risco de temporais no Estado. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há alerta para tempestades principalmente na metade norte do Estado. Os acumulados nessa área podem somar 100mm, com granizo e rajadas de vento entre 60 km/h e 100 km/h. 

— As tempestades, se porventura ocorrerem, devem ficar restritas ao Noroeste e à divisa com Santa Catarina. Nessas regiões, a chuva pode ser mais intensa. Nas demais áreas, a previsão é de chuva pontual, isolada, aquelas pancadas de verão, que acontecem num bairro e não acontecem no outro — explica o meteorologista do Inmet Rogério Rezende.

No sul do Estado, a chuva já perde força na sexta-feira. Isso porque uma massa de ar seco começa a avançar sobre a região, inibindo a formação de nuvens carregadas. Mesmo assim, o tempo ainda fica bastante fechado.

Calor dá trégua no RS

A previsão para a sexta-feira é de temperatura amena, pelo menos nas cidades do leste gaúcho, nas quais a temperatura fica entre 23°C e 26°C à tarde. Já na Metade Oeste, ainda faz calor, mas não tão intenso quanto nos últimos dias. A máxima será de 29°C, em Santa Maria, na Região Central. Já a mínima deve ocorrer em Caxias do Sul, na Serra, com 15°C.

— Na Serra, a mínima será registrada à noite, porque a frente fria avança do sul do Estado e alcança a região só no fim do dia — explica o meteorologista da Somar Caio Guerra.

Em Porto Alegre, a semana termina com tempo nublado, chuva à tarde e marcas entre 20°C e 26°C. Nesta quinta-feira, a temperatura da tarde na Capital (27,8°C) não superou o calor da madrugada, quando foi registrada a máxima, de 31°C. 

— É uma queda de mais de 10°C em comparação com a temperatura da tarde de quarta-feira, que atingiu 38,1°C — afirma Guerra.

A chuva até agora

A quinta-feira (3) teve chuva em praticamente todo o Rio Grande do Sul. Os maiores acumulados foram registrados em Quaraí (54mm), na Campanha, Camaquã (52,8mm), no Sul, e Uruguaiana (46mm), na Fronteira Oeste.

Na Serra, as precipitações foram fracas, mas o que ganhou força foi o vento. Em Vacaria, as rajadas atingiram 82 km/h e em São José dos Ausentes, 70 km/h.

Confira a previsão do tempo para algumas cidades:

Capital: chuva com períodos de tempo nublado. Mínima de 20°C e máxima de 26°C
Pelotas: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 20°C e máxima de 25°C
Caxias do Sul: chuva com períodos de tempo nublado. Mínima de 15°C e máxima de 23°C
Santa Maria: chuva com períodos de tempo nublado. Mínima de 17°C e máxima de 29°C
Santa Rosa: chuva com períodos de tempo nublado. Mínima de 23°C e máxima de 28°C
Erechim: chuva com períodos de tempo nublado. Mínima de 20°C e máxima de 26°C
Uruguaiana: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 27°C
Torres: chuva com períodos de tempo nublado. Mínima de 20°C e máxima de 23°C
Tramandaí: chuva com períodos de tempo nublado. Mínima de 20°C e máxima de 23°C
Capão da Canoa: chuva com períodos de tempo nublado. Mínima de 19°C e máxima de 24°C
Xangri-Lá: chuva com períodos de tempo nublado. Mínima de 19°C e máxima de 23°C
Rio Grande: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 21°C e máxima de 24°C
Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 25°C
Passo Fundo: chuva com períodos de tempo nublado. Mínima de 22°C e máxima de 25°C
Bagé: muitas nuvens ao longo do dia. Mínima de 15°C e máxima de 27°C

Deixe um comentário