Frente fria se afasta e instabilidade perde força, mas ainda podem ocorrer precipitações isoladas em algumas áreas, incluindo Porto Alegre e Região Metropolitana


A frente fria que trouxe a chuva de volta a várias cidades gaúchas nesta quarta-feira (23) começa a se afastar do Rio Grande do Sul nos próximos dias. Na quinta-feira (24), a instabilidade perde força, mas ainda pode chover de forma rápida e isolada em boa parte do Estado, como SulFronteira OesteNoroesteNorteSerra Região Metropolitana.

Já as cidades da Campanha e da Região Central devem ser agraciadas com a presença do sol na quinta-feira. Isso porque uma massa de ar seco inibe a formação de nuvens carregadas e deixa o tempo firme nessa área. 

Com ou sem chuva, a previsão é de calor para a maior parte do Rio Grande do Sul, segundo a Somar Meteorologia. Com exceção do extremo Sul – onde os termômetros não passam de 25°C  –, o Estado deve registrar temperaturas elevadas na quinta-feira. À tarde, as marcas passam de 30°C na maioria das cidades. A máxima será de 36°C em Iraí, no Norte, Santa Rosa, no Noroeste,  e Teutônia, no Vale do Taquari.

— A chuva é bastante isolada, então, mesmo que alivie o calor localmente, não tem força para derrubar a temperatura. Só no extremo Sul, em cidades como Chuí e Santa Vitória do Palmar, as marcas não sobem tanto devido à combinação de nebulosidade e ventos úmidos vindos do sul do continente — explica o meteorologista da Somar Caio Guerra.

Próximos dias serão quentes e ensolarados

Em Porto Alegre, a quinta-feira amanhece com céu nublado e termômetros registrando 23°C. Para a tarde, a previsão é de chuva rápida, e a temperatura pode chegar a 33°C. Na quarta-feira, a Capital registrou mínima de 22°C e máxima de 33°C. 

De acordo com a Somar, o afastamento da frente fria e o consequente enfraquecimento das áreas de instabilidade nos próximos dias indicam boas chances um fim de semana ensolarado no Rio Grande do Sul. 

— No domingo, vamos ter um fluxo de calor vindo do norte (do país), principalmente na Região Metropolitana, com a temperatura podendo chegar a 38°C em Porto Alegre — afirma Guerra.

Confira como fica o tempo em algumas cidades:

Capital: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 23°C e máxima de 33°C
Pelotas: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 23°C e máxima de 30°C
Caxias do Sul: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 21°C e máxima de 27°C
Santa Maria: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 22°C e máxima de 31°C
Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 36°C
Erechim: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 19°C e máxima de 33°C
Uruguaiana: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 25°C e máxima de 35°C
Torres: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 24°C e máxima de 31°C
Tramandaí: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 24°C e máxima de 31°C
Capão da Canoa: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 24°C e máxima de 32°C
Xangri-Lá: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 24°C e máxima de 31°C
Rio Grande: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 24°C e máxima de 28°C
Mostardas: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 25°C e máxima de 30°C
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 33°C
Bagé: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 21°C e máxima de 31°C


Deixe um comentário