Durante a nossa trajetória de vida, passamos por momentos desafiadores que colocam em xeque a nossa motivação e a nossa força de vontade, o que afeta diretamente na nossa persistência. Sim, alcançar aquilo que desejamos, que idealizamos, nem sempre é fácil, é preciso muito esforço e foco e muitas vezes nos deparamos com o fracasso, mas isso não quer dizer que devemos desistir.

A persistência refere-se ao movimento de fazer algo de forma focada, mesmo se você se deparar com dificuldades ao longo do caminho e assim, alcançar seus objetivos e o sucesso desejado. Ser persistente, diz respeito a fortalecer aquilo que você quer e a sua atitude para que isso seja atingido.

Essa é uma tarefa fácil? Não, não é, pois nessa trajetória, você vai se deparar com a rotina, com a vontade de desistir, com suas crenças limitantes, com seus medos, com fracassos, entre tantas outras questões. A peça-chave de toda essa questão é transformar esses fatores na sua fonte de motivação e entender que a sua força deve ser interior.

Quando você se torna uma pessoa persistente, você se torna também, um indivíduo focado, com energia, motivado, com controle emocional, que possui ideias condizentes e é comprometido com os resultados que deseja alcançar, seja em âmbito pessoal ou profissional.

Veja bem, é preciso ter em mente que você não será capaz de conquistar tudo aquilo que deseja e mesmo que você chegue a alcançar, você poderá se deparar com vários obstáculos. A ideia da persistência é que a pessoa tenha um caminho em mente para atingir aquilo que deseja e mais do que isso, caso o seu plano não dê certo, que ela tenha outras alternativas para seguir em frente ou se adapte às circunstâncias e assim, não se sinta desmotivada e desista dos seus objetivos.

Ou seja, nada de desculpas ou desistir no primeiro obstáculo! Momentos de dificuldade fazem parte da caminhada e eles vem para te ajudar a ter um novo gás para conquistar aquilo que deseja. Você não está conseguindo alcançar seu objetivo? Analise suas ações e veja se elas são condizentes para que você tenha sucesso em sua trajetória. Não conseguiu atingir determinada meta de primeira? Desenvolva sua resiliência e tente mais uma vez.

A persistência nada tem a ver com arrogância, pois ela vem acompanhada de propósitos, autocrítica, metas, estratégias, discernimento e foco para alcançar aquilo que se deseja. Seus benefícios vão muito além do simples fato de fazer com que a pessoa atinja seus objetivos, um indivíduo persistente consegue influenciar positivamente quem está a sua volta, tornando-se um exemplo a ser seguido.

Contudo, é importante lembrar: muitas vezes, determinados objetivos não dependem de nós para serem alcançados, se você não ficar atento a essa questão, é muito provável que você se frustre na caminhada rumo ao seu propósito.

Persistência na vida pessoal

O ato de persistir pode sim ser desenvolvido, mas só depende de nós, ou seja, ou você é persistente ou não é. A grande questão aqui é não desistir no primeiro obstáculo encontrado, pois a vida é cheia deles e quando necessário, você deve se adaptar às situações e encontrar novos caminhos.

Quando você desiste de conquistar seus sonhos, você está desistindo também de você e isso é muito grave. Mas afinal, como colocar a persistência em prática? Tudo depende do seu comportamento, livre-se da preguiça, de interesses que não vão te ajudar nessa caminhada, minimize seu medo, saia da sua zona de conforto, vença suas limitações e desenvolva habilidades capazes de te auxiliar a conquistar aquilo que deseja. Ou seja, a persistência é o impulso para qualquer indivíduo que deseja crescer em âmbito pessoal.

Quando uma pessoa é persistente, ela sabe que logo a frente, algo extraordinário vai acontecer e que isso só é possível, se ela sair do seu estado de inércia, começar a agir e que os eventuais fracassos nada mais são do que oportunidades de aprendizagem e crescimento.

Quer emagrecer? Quer melhorar a sua relação com a família? Quer parar de fumar? Quer construir uma casa para morar? Tudo isso só será possível se você trilhar um caminho embasado na persistência. No final, você será capaz de enxergar que apesar das dificuldades, você não desistiu, lutou e merece tudo aquilo que você não só desejou, como conseguiu.

Persistência na vida profissional

A vida profissional de qualquer pessoa é repleta de objetivos: conseguir aquele emprego, ocupar determinado cargo, obter um aumento de salário, alcançar uma promoção, abrir o próprio negócio. A vantagem competitiva está justamente na persistência de correr atrás daquilo que se deseja.

Para ser uma pessoa persistente em âmbito profissional, é preciso entender que ao longo dessa caminhada existirão alguns obstáculos: um currículo incompleto, o nervosismo em uma entrevista de emprego, um gestor que não te apoia, a falta de recursos financeiros para começar a empreender. Seja qual for o desafio, o importante é aprender com seus erros, se aprimorar de forma constante, ser determinado e agir para alcançar seus objetivos.

Exemplos de pessoas persistentes

Conheça a seguir, alguns exemplos de pessoas que alcançaram o sucesso, mas antes disso, percorreram um caminho com muitos desafios de forma persistente:

Walt Disney

Obviamente, você conhece o império Disney World, mas você conhece a trajetória do seu fundador? Walt Disney, antes de atingir o sucesso, passou por altos e baixos: perdeu seu emprego em um jornal, pois seu chefe achava que ele não era capaz de contribuir com grandes ideias, depois, abriu uma produtora com o irmão e um amigo e se viu afundado em dívidas e ao tentar emplacar Mickey Mouse, teve que ouvir que a animação de um rato nunca faria sucesso.

Somente após enfrentar muitos desafios e persistir pelo seu sonho, Walt Disney conseguiu criar diversos personagens promissores e abrir o parque Disneylândia, um sucesso absoluto nos dias atuais.

Elvis Presley

O denominado rei do rock, Elvis Presley, enfrentou momentos difíceis no começo da sua trajetória: foi despedido do seu então emprego e acharam que ele não faria sucesso como músico e deveria continuar sendo um caminhoneiro. Nada disso impediu que ele continuasse lutando e se tornasse um dos artistas que mais vendeu discos no mundo. 

JK Rowling

Antes de Harry Potter se tornar o bruxo mais conhecido do planeta, sua criadora, a escritora Joanne Rowling, com muita persistência, enfrentou um caminho de obstáculos. Divorciada, com um filho para criar, dificuldades financeiras e depressão, ela escreveu o primeiro livro da sequência em uma pequena cafeteria e ao apresentar a história para potenciais editoras, não escutou nada além de não.

Após muita persistência, uma pequena editora abraçou a causa da autora. Atualmente, a obra já foi traduzida para mais de 60 idiomas, vendeu milhões de exemplares, além de ter sido contada também, em filmes, transformando JK Rowling em uma das mulheres mais ricas do mundo.

Frases sobre persistência

Conheça frases sobre persistência e inspire-se:

“Neste mundo não existe nenhuma
tarefa impossível se existe persistência.” – Provérbio Chinês.

“Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar.” – Cora Coralina.

“A persistência é o menor caminho do êxito.” – Charles Chaplin.

“Energia e persistência conquistam todas as coisas” – Benjamin Franklin.

A persistência e o Coaching

Quando você persiste pelos seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais, você alcança nada mais nada menos do que o sucesso. Como visto, tal habilidade pode ser desenvolvida e apesar de nem sempre atingir aquilo que se deseja depende de nós, é preciso ter foco e acreditar que com esforço, podemos obter tudo aquilo que sonhamos.

Nesse sentido, nada mais justo do que encontrar subsídios para essa caminhada, que nem sempre é fácil. Através das técnicas e ferramentas comprovadas da metodologia de Coaching, você pode desenvolver o seu autoconhecimento, entender qual é o seu propósito de vida, aumentar a sua autoconfiança, traçar ações e estratégias para alcançar aquilo que deseja, ampliar o seu foco, modificar hábitos, pensamentos e comportamentos sabotadores, gerir melhor o seu tempo, aprimorar sua inteligência emocional, adquirir resiliência, compreender suas limitações, minimizar seus medos e incertezas, alinhar suas expectativas quanto à realidade e então atingir seus objetivos e o sucesso que deseja, seja ele em âmbito pessoal ou profissional.

E você, se considera uma pessoa persistente? O que você tem feito para alcançar os seus sonhos? Comente o conteúdo nas redes sociais.

Deixe um comentário