O coronel Marcelo Gomes Frota, secretário adjunto da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, ministrou a aula magna da Guarda Municipal de Bento Gonçalves nesta segunda-feira (18). A capacitação é a primeira totalmente realizada dentro do modelo nacional, agregado pelo Sistema de Segurança Integrado com os Municípios (SIM).

“O SIM foi o meio que possibilitou a realização deste curso. Com a união de todas as esferas do poder público, lançamos hoje um braço deste projeto que possui características pioneiras de integração”, enalteceu Frota.

Criado em 2017, o SIM visa fomentar o trabalho integrado entre Estado e municípios e padronizar a relação entre as partes. O projeto conta atualmente com 279 municípios oficialmente aderidos via publicação no Diário Oficial, além de dezenas de interessados que estão em processo de adesão. “Nosso objetivo é contar com a adesão dos 495 municípios do estado. Esse será o primeiro passo para uma gestão eficiente, baseada no uso da inteligência, da tecnologia e integração”, explicou o adjunto.

Capacitação da Guarda

O curso de Formação da Guarda Civil foi elaborado pelo Ministério da Justiça e visa padronizar a capacitação para todas as guardas municipais do país. A formação tem 776 horas/aula e conta com instrutores da Polícia Civil e Brigada Militar, além de servidores de outras instituições da Segurança Pública. Nesta primeira capacitação, 20 agentes municipais serão formados.


Foto: Divulgação/SSP

Deixe um comentário