Refletir sobre a sua vida envolve parar e considerar os seus pensamentos, sentimentos e crenças. É uma atitude que pode ser comparada com a de um técnico de um time de futebol que, após a partida, reúne toda a equipe para pontuar quais foram os erros e os acertos. A intenção disso é corrigir as falhas e potencializar os bons resultados para os próximos jogos que virão.

Na vida as coisas acontecem como em campo, contudo, cada indivíduo deve ser o seu próprio técnico e, posteriormente, fazer o papel dos jogadores, colocando em prática as conclusões trazidas pela reflexão. Abrir mão disso faz com que uma pessoa se torne uma mera vítima das circunstâncias. Então, se deseja realmente assumir o controle e se tornar o protagonista da sua história é essencial que adote a autorreflexão como um hábito.

O grande gênio Albert Einstein disse certa vez que é um grande sinal de insanidade ter sempre as mesmas atitudes e desejar obter resultados diferentes. Nesse sentido, ao pensar sobre o seu estado atual, os objetivos que deseja alcançar e as ações que está realizando será possível perceber se está indo em busca de novos caminhos ou insistindo naqueles que já sabe que não são positivos. Por isso, reflita e ouse ir além!


Quando um projeto ou algo não vai bem no trabalho, o que você faz? Imagino que pare e dedique uma parte do seu tempo para refletir e ver o que deu errado para fazer diferente da próxima vez, certo? O mesmo deve acontecer com a vida, porque, embora os temas sejam um pouco diferentes, o funcionamento é o mesmo. Confira, a seguir, os benefícios que a autorreflexão pode te proporcionar.

1 – Melhora da Autoconsciência

autoconsciência é a capacidade de olhar para dentro de si e se conhecer verdadeiramente. Por mais que pareça óbvio que cada um se conheça, grande parte das pessoas não tem uma visão ampla a respeito da própria essência. Se você é uma delas, saiba que o caminho para se descobrir por inteiro é exatamente começar a refletir a respeito dos seus sentimentos, desejos e atitudes, e se encontrar consigo mesmo.

2 – Oferece uma Nova Perspectiva

Sempre que algo acontece, cada indivíduo chega a uma conclusão baseada naquilo que ele conhece de si. Através da autorreflexão é possível enxergar uma mesma situação sob olhares diferentes, considerando outros pontos e detalhes que, em um primeiro momento, possam ter passado despercebidos. Isso é fantástico para eliminar sentimentos negativos e crenças limitantes da mente.

3 – Permite Responder ao Invés de Reagir

A diferença entre responder e reagir está no fato de que a primeira ação envolve reflexão e autocontrole, enquanto a segunda é completamente o oposto. Dessa maneira, pensar sobre si e reconhecer seus sentimentos e emoções irá permitir que aja de forma muito mais centrada e equilibrada, evitando ter rompantes de fúria se alguém lhe faz uma crítica ou um comentário que não goste, por exemplo.

4 – Potencializa o Aprendizado

Os estudantes aplicados, além de frequentarem as aulas, estudam em casa para fixar o conteúdo aprendido e o mesmo pode ser feito em relação à vida. Quando uma experiência traz algum tipo de lição, refletir a respeito irá tornar o entendimento ainda mais amplo. Assim, essa atitude faz com que um indivíduo potencialize tudo o que ele aprendeu vivendo, tornando-se cada vez melhor.

5 – Aumenta a Autoconfiança

O conhecimento traz segurança, afinal, tendemos a confiar muito mais naquilo que conhecemos, e isso vale tanto em relação aos outros quanto a si mesmo. Quanto mais você se conhecer e se tornar consciente sobre suas habilidades e objetivos, mais confiança terá para continuar se desenvolvendo e alçar voos ainda mais altos.

Dicas Poderosas Para Refletir Sobre a Vida e Ir Além

Agora que já conhece a razão pela qual deve começar a refletir sobre a sua vida, confira dicas poderosas que irão te ajudar a adquirir esse hábito.

1 – Reflita Sobre a Sua Essência

Questione-se a respeito de quem você é, dos seus valores, crenças, opiniões, habilidades, pontos de melhoria, entre outros. Busque em si todas as informações que costuma querer descobrir ao conhecer uma pessoa nova. Como todos nós estamos em constante transformação, é fundamental que esse hábito te acompanhe para sempre.

2 – Descubra Quais São as Suas Prioridades

Um ponto bastante importante para se refletir é em relação às suas prioridades, tanto pessoais, quanto profissionais. Descubra o que te move, o que deseja realizar, qual é o seu estado desejado. Assim, poderá utilizar essas informações para tomar decisões de maneira mais assertiva.

3 – Registre as Informações Que Considerar Importantes

Todos os dias somos bombardeados por um grande número de informações e nem sempre é possível memorizar tudo. Por isso, sempre que chegar a uma conclusão importante em suas reflexões, anote. Além de evitar que os dados se percam, esse é um exercício poderoso que irá potencializar o seu entendimento sobre si e o mundo de uma forma geral.

4 – Enxergue as Situações de Forma Neutra

Se distanciar das situações é uma ótima maneira de chegar a conclusões neutras e, consequentemente, mais sensatas. Quando você tem um desentendimento com outra pessoa, por exemplo, pense naquilo como se não estivesse diretamente envolvido. Assim, conseguirá ter mais empatia e tomará decisões mais justas e equilibradas.

5 – Adote o Hábito Diário de Refletir

Se você apenas pensar que precisa começar a refletir mais a respeito da sua vida, certamente irá deixar para depois e, talvez, esse momento nunca chegue. Por isso, o ideal é adotar o hábito de fazer isso todos os dias, mesmo que por apenas alguns minutos. Defina um horário em que esteja tranquilo e conecte-se consigo mesmo para se conhecer e se descobrir cada vez mais.

Se ainda não tem o hábito de refletir sobre a sua vida, aceite esse chamado. Saiba que não existe uma maneira certa ou errada de fazer isso, cabe a você encontrar a forma que mais funcione dentro da sua realidade e do que acredita. Que tal começar agora mesmo? Permita-se dar esse passo e verá como tudo ao seu redor irá se transformar.

Deixe um comentário