A semana deve terminar com tempo instável no Rio Grande do Sul e risco de chuva forte no Norte, na Fronteira Oeste e na Região Central. Nessas áreas, os acumulados podem chegar a 45mm nesta sexta-feira (28), com possibilidade de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 60km/h. Nas outras regiões do Estado, o tempo também fica fechado, mas o volume de chuva deve ser mais baixo, entre 10mm e 20mm.

— Essas áreas de instabilidade se formam no interior do continente e favorecem a formação das nuvens de chuva. Como há condição para vento de moderada a forte intensidade, não se descarta o risco para temporais nas metades norte e oeste do Estado e ressaca no litoral — afirma o meteorologista da Somar William Minhoto.

Na quinta-feira (27), foram registradas precipitações no Sul e na Fronteira Oeste. Os maiores acumulados ocorreram em Alegrete (33mm), Rio Grande (30mm) e Jaguarão (22mm). Segundo a Somar Meteorologia, não há mais condição de chuva até o fim do dia no Estado, exceto em pontos isolados da Serra.

A temperatura não muda muito em relação à quinta-feira. Nesta sexta, praticamente todas as cidades devem amanhecer com marcas acima de 15°C e registrar máxima entre 20°C e 25°C durante a tarde. A mínima do dia é esperada em Nova Prata, na Serra, onde os termômetros marcarão 13°C pela manhã. A máxima deve ocorrer em Canoas, na Região Metropolitana, com 28°C.

Para Porto Alegre, os meteorologistas preveem pancadas de chuva e trovoadas nos períodos da manhã e da tarde. As precipitações diminuem à noite. A mínima prevista é de 20°C e a máxima, de 25°C.  Na quinta-feira (27), a Capital teve garoa pela manhã e, contrariando a previsão, algumas aberturas de sol durante a tarde. A mínima na Capital foi de 19,3°C e a máxima, de 24,6°C.

Tempo instável até a próxima semana

Nada de tempo firme por enquanto. Segundo a Somar Meteorologia, o clima deve continuar instável no Rio Grande do Sul até, pelo menos, a terça-feira (2). O auge da instabilidade é esperado para o domingo (30), quando aumenta o risco de tempestade no Estado.

— A Fronteira Oeste é a região mais propensa a temporais no fim de semana. Pode chover cerca de 75mm nessa região só no domingo — afirma Minhoto.

O mau tempo, no entanto, não deve intimidar os termômetros, que podem passar da casa dos 30°C em várias cidades durante o final de semana.

Confira a previsão do tempo para algumas cidades:

Capital: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 25°C
Pelotas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 23°C
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 24°C
Santa Maria: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 25°C
Santa Rosa: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 19°C e máxima de 25°C
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 15°C e máxima de 24°C
Uruguaiana: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 19°C e máxima de 26°C
Torres: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 23°C
Tramandaí: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 22°C
Capão da Canoa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 22°C
Xangri-Lá: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 22°C
Rio Grande: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 16°C e máxima de 22°C
Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 21°C
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 15°C e máxima de 24°C
Bagé: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 16°C e máxima de 23°C

Deixe um comentário