Percentual equivale a 23% do funcionalismo do Executivo

O governo do Estado pagará, na sexta-feira (28), os salários dos servidores do Executivo que ganham até R$ 1,3 mil, o equivalente a 23% do funcionalismo. Este é o 34º mês consecutivo de pagamentos atrasados na gestão de José Ivo Sartori (MDB).

Também nesta sexta-feira, o Estado paga a nona parcela do 13º salário de 2017 e a indenização pelo atraso nos vencimentos de agosto.

De acordo com a Secretaria da Fazenda, foram necessários R$ 198,7 milhões em caixa para realizar os pagamentos. As próximas faixas salariais dependem da arrecadação de impostos ao longo da primeira quinzena do mês e dos resultados do Compensa-RS, programa que permite compensar dívidas do ICMS por precatórios.

Histórico

Outubro é o 34º mês de pagamentos atrasados na gestão de José Ivo Sartori . Em 2015, foram dois meses com salários parcelados; em 2016, 11 meses (de fevereiro a dezembro); e, em 2017, houve atrasos em todos os meses, o que se repete desde janeiro deste ano.

Em setembro passado, o governo do Estado mudou a forma de efetuar os parcelamentos. Até então, o Piratini pagava parcelas iguais para todos os servidores, conforme havia recursos. Desde setembro de 2017, diante dos recursos em caixa, o governo faz um escalonamento dos pagamentos: primeiro, deposita a integralidade dos vencimentos mais baixos e, à medida que ingressam recursos, a totalidade dos mais altos.

Deixe um comentário