Campanha, região mais castigada pelas precipitações dos últimos dias, deve registrar os maiores volumes nesta quinta-feira

A frente fria que chegou ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (16), mantém o tempo instável. Na quinta-feira (17), os maiores acumulados de chuva devem ser registrados na Campanha  e, na maioria das regiões, as precipitações vêm acompanhadas de temporais. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de acumulados entre 50 e 100 mm/dia, rajadas de vento intensas, de 60 a 100 Km/h, e queda de granizo. Devido o encharcamento do solo, causado pelo volume dos últimos dias, há um risco maior de alagamentos e deslizamentos na Fronteira Oeste e na Campanha.

Inmet / Reprodução

Alerta tem início as 9h de quintaInmet / Reprodução

Ao longo da quinta, a frente fria se espalha pelo Estado. De acordo com a Somar, há risco para queda de granizo no Norte e no Noroeste no fim da tarde, quando a instabilidade atinge a região.  Na Campanha, o tempo fica fechado e as máximas permanecem mais amenas, assim como no Sul e na Capital. A  máxima, de 36ºC, está prevista para Santa Rosa, no Noroeste, e a mínima, de 17ºC, para São José dos Ausentes, na Serra, — onde foram registradas rajadas de vento de 79,6km/h na quarta.

Em Porto Alegre, a quarta-feira foi de céu nublado, mínima de 23ºC e máxima de 31ºC. Na quinta, os termômetros devem variar entre 23ºC e 29ºC, com sensação de menos abafamento do que em relação aos últimos dias. O céu fica nublado e pode chover a qualquer hora do dia.

Instabilidades persistem 

Na sexta-feira (18), uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai avança em direção ao Uruguai e, até o fim do dia, dá origem a uma nova frente fria. Com isso, mais temporais atingem todo o Rio Grande do Sul. Há risco de tempestade com grande volume de chuva, raios, granizo, alagamentos e deslizamentos em todo o Estado. Os maiores volumes são esperados, novamente, para a Campanha.

 No fim de semana, a chuva finalmente dá uma trégua em todo o Rio Grande do Sul. Ainda há previsão de pancadas de chuva, mas sem intensidade. Com o tempo mais firme, a temperatura voltam a ficar bastante elevadas em todo o Estado.

Confira a previsão do tempo em algumas cidades:

Capital: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 29°C 
Pelotas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 27°C 
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 28°C 
Santa Maria: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 23°C e máxima de 28°C 
Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 24°C e máxima de 36°C 
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 33°C 
Uruguaiana: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 23°C e máxima de 27°C 
Torres: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 25°C e máxima de 28°C 
Rio Grande: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 26°C 
Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 24°C e máxima de 27°C 
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 31°C 
Bagé: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 20°C e máxima de 24°C 
Tramandaí: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 24°C e máxima de 28°C 
Xangri-Lá: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 24°C e máxima de 28°C 
Capão da Canoa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 24°C e máxima de 28°C

Deixe um comentário