A condição hidrológica atual é de níveis normais, e com tendência variando de estabilidade para lento declínio nas bacias da Região Hidrográfica do Uruguai.
Na Região Hidrográfica do Guaíba, os rios Jacuí (Dona Francisca), Gravataí e Guaíba estão acima da cota de atenção, porém em lento declínio, já os demais pontos monitorados da região metropolitana variam em limiares de normalidade.
A situação ainda é de alerta na região da costa doce e nas margens da Laguna dos Patos, que registra níveis acima das cotas de alerta no Laranjal, porém é observado um cenário de recessão com declínio constante dos níveis.
Em função da previsão que indica chuvas sobre o estado entre os dias 15 e 18 de junho, indica-se a condição de ALERTA para possíveis extravasamentos da calha e respostas rápidas de rios menores, arroios e córregos onde a chuva apresentar elevada intensidade (volume elevado em pouco tempo), para as regiões demarcadas em amarelo conforme o mapa.
Devido aos volumes acumulados para a fronteira oeste, região do centro, norte, noroeste e vales, conforme as áreas de risco sinalizadas em laranja no mapa, é esperada a ocorrência de respostas hidrológicas, inicialmente com o extravasamento da calha de rios menores, arroios e córregos onde a chuva apresentar elevada intensidade, e em seguida a elevação dos rios principais, com possibilidade de serem ultrapassadas cotas de inundação, ocasionando transtornos aos moradores das áreas de maior de risco, além da possibilidade de transtornos associados a alagamentos nos perímetros urbanos devido à drenagem urbana insuficiente e deficitária.
Sendo assim, é indicada a condição de risco para lenta e gradual INUNDAÇÃO (NÃO se tratando de um evento extremo) para as bacias da Região Hidrográfica do Uruguai: Apuaê-Inhandava, Passo Fundo, Várzea, Turvo-Santa Rosa-Santo Cristo, ijuí, Piratinim, Butuí-Icamaquã e Ibicuí; e da Região Hidrográfica do Guaíba: Taquari-Antas, Caí, Alto e Baixo Jacuí e Pardo.
Comentários: